World Press Cartoon 2018
O World Press Cartoon é o salão de referência no mundo do humor gráfico de imprensa nas áreas de cartoon editorial, caricatura e desenho de humor. E, para falar sobre esse evento importante para os artistas, o Brazil Cartoon trás uma entrevista com o criador do salão, António Antunes.

Brazil Cartoon: Como surgiu a ideia de criar o World Press Cartoon?
António: O World Press Cartoon aconteceu na sequência da experiência colhida na minha participação em diversos Salões, em particular o "International Salon of Cartoons", de Montreal, no Canadá. Esse Salão, dedicado ao humor gráfico de imprensa, terminou no final dos anos 80, após 25 edições, deixando um vazio que os centenas de salões existentes nunca preencheram, não havendo nenhum dedicado, exclusivamente, ao humor gráfico de imprensa. Assim, tirando partido da minha segunda profissão de designer gráfico, que me deu a experiência necessária para criar e divulgar uma marca, realizar um catálogo, produzir um troféu e projetar uma exposição, consegui reunir os apoios necessários avancei paraa realização do World Press Cartoon.

Brazil Cartoon: Qual motivo faz do World Press Cartoon um sucesso?
António: O sucesso do World Press Cartoon deve-se ao profissionalismo com que encaramos tudo o que ao evento diz respeito: regulamento, constituição do júri, prémios, catálogo, viagens, estadias, exposição, espetáculo de entrega de prêmios, etc. O resultado final desse esforço é o reconhecimento por parte dos cartunistas de todo o mundo, de que se trata de um salão de excelência, o salão de referência do humor gráfico de imprensa.

Brazil Cartoon: Na edição de 2018, trabalhos onlines serão aceitos pelo salão. Qual a importância dessa abertura?
António: Na edição de 2018, decidimos abrir o salão aos trabalhos publicados em jornais e revistas online porque
o seu crescimento é constante e irreversível e nós queremos que o World Press Cartoon acompanhe as inovações
ocorridas e continue a representar tudo o que é humor gráfico de imprensa.

Brazil Cartoon: Quais as expectativas para a próxima edição?
António: Esperamos uma edição de excelência, pois, com a participação dos trabalhos publicados online, aumentamos seguramente o número de obras recebidas, podendo fazer uma escolha ainda mais exigente.

Brazil: Qual a importância do World Press Cartoon para os artistas?
António: Os autores têm testemunhado que entrar no catálogo já é importante nas suas carreiras profissionais, mas
ganhar um prêmio é o reconhecimento internacional da qualidade dos seus trabalhos. Alguém já escreveu que os troféus do World Press Cartoon são os Óscares do humor gráfico de imprensa.

Por: Jonas Martins - Acadêmico de Jornalismo