Olá, sou o Gucharges cartunista profissional desde 2005 graduado em Artes Visuais, com trabalhos publicados em jornais, revistas e participações em vários salões de humor nacional e internacional, algumas premiações e minha autonomia é paga sob o registro de “cartunista, caricaturista, chargista, ilustrador, designer gráfico, artista plástico e professor de arte”. Atualmente meus trabalhos são publicados em meu site, loja virtual, facebook, instagram e toda minha renda provém dos meus desenhos.



O meu primeiro contato com o desenho foi aos 3 anos de idade no jardim de infância e após esse momento não parei mais iniciando ali o sonho de me tornar um grande artista, pois bem, artista me tornei só grande que não...rsrsrs!



Aos 10 anos de idade com a chegada do desenho animado “OS SIMPSONS” do criador da série “Matt Groining” que começou a ser vinculada no Brasil em 1991 e por inspiração do desenho comecei a ter os primeiros contatos com a caricatura, charge e o cartum elaborando minha primeira obra caricata da banda  brasileira “Virgulóides” e logo após comecei a desenvolver minhas charges e já com 15 anos de idade minha primeira experiência profissional foi como chargista no jornal  “TRIBUNA DO POVO” em Foz do Iguaçu - Pr, na minha  cidade natal mas não obtive muito êxito e acabei parando  de publicar mas sem deixar de acreditar em meu sonho de  me tornar um artista. Quando meus pais se separaram ainda com os meus 15 anos comecei a ter uma faze complicada na minha adolescência que acabou refletindo em meu talento ficando por cinco anos sem produzir nenhuma arte acreditando que não nasci para o meio artístico, mas por obra do destino tudo isso mudou quando fui morar um tempo em São Paulo na capital, e junto com amigos de uma empresa de cartuchos de impressoras acompanhando eles em um jogo de bingo peguei a cartela do jogo e automaticamente comecei a caricaturar um japonês que estava em minha frente sem ele perceber criando motivos de risos nos amigos fluindo em mim a vontade de voltar a praticar meus desenhos e acreditar no meu sonho de me tornar um artista. Logo após esse momento resolvi voltar para a casa de minha mãe em Querência do Norte - Pr, ficando uns quatro meses e em seguida retornando a Foz do Iguaçu - Pr, decidido a fazer somente o que gostava, com isso comecei a trabalhar com gráficas, serigrafias, musculação adquirindo experiências profissionais nas áreas que mais tarde só contribui para meu lado profissional artístico. Depois de um tempo em Foz acabei voltando novamente para a casa de minha mãe. Nesse período as coisas começaram a complicar e não conseguia arrumar emprego em lugar nenhum batendo o desespero até que, mais uma vez por obra do destino em 2005 na festa dos navegantes em Porto Rico - Pr, resolvi participar no evento fazendo pinturas ao vivo em azulejos mas com coragem resolvi pegar algumas folhas de A3 que tinha e procurei fazer caricaturas ao vivo também, decidido a encarar o público sem medo pois até então só fazia caricaturas ao vivo de familiares e amigos, e apesar das primeiras caricaturas eu ter ficado muito tenso foi bacana e divertido me tornando ali o artista que sempre sonhei. Após esse momento passei a participar em vários eventos pela região fazendo caricaturas ao vivo até chegar a ser contratado para trabalhar como chargista no jornal “O DIÁRIO DO NOROESTE DO PARANÁ” em Paranavaí - Pr, ficando durante um ano até ser mandado embora dando início aos meus trabalhos artísticos passando a trabalhar como artista autônomo por várias cidades do Brasil, Paraguai e Argentina expondo minhas obras e ministrando cursos e oficinas de caricaturas.



Hoje estou aqui para compartilhar de minhas experiências e mostrar que quando temos um objetivo a traçar com garra, fé e determinação conseguimos alcança-lo. Mas não posso deixar de dizer que apesar de ser um artista autodidata em todas essas minhas experiências com o desenho, desde cedo sempre me preocupei com a qualidade técnica da minha arte, estudando, praticando e aprimorando meu traço, visão e conhecimento artístico e hoje mesmo sendo um profissional da área estou sempre evoluindo, buscando conhecimento para melhorar minha arte e visão artística. Espero que com esse material didático eu possa contribuir com o seu conhecimento pois sem nunca ter tido um profissional da área para contribuir com o meu conhecimento artístico onde acabei levando 23 anos para me tornar um artista e viver da arte, você com esse material, disciplina e muita prática irá levar muito menos para atingir seus objetivos, então aprecie e divirta-se. Sucesso na vida e um grande abraço.



Gucharges